Lavar roupa usando máquina requer separar as roupas corretamente, caso contrário, corre o risco de manchar suas peças durante a lavagem.
No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer esse processo de forma prática, poupando tempo no cotidiano.
Se você quer aprender a separar as roupas de forma rápida e fácil, nós temos as dicas que vão revolucionar seu dia!
Como separar as roupas de forma rápida e simples?
É completamente possível fazer uma separação rápida e simples! Você pode, inclusive ter dois cestos de roupas sujas em casa, para tornar essa separação ainda mais prática, caso queira.
Afinal, o primeiro passo é separar as roupas brancas das coloridas. Evitando assim, que sua roupa branca fique manchada ou amarelada. O que tende a acontecer se ela é lavada em conjunto com as coloridas.
Em seguida, é importante separar as coloridas que desbotam, daquelas que não desbotam. A roupa que desbota deve ser lavada separadamente, para não manchar as demais.
Independentemente onde você irá lavar as roupas, já aproveite o processo de separação, para esvaziar os bolsos, fechar zíperes, e sacudir cada peça individualmente para tirar qualquer excesso, como pelos de animais de estimação por exemplo.
Após as roupas estarem separadas, é possível avaliar se há volume suficiente para ir a lavanderia ou é preciso acumular mais peças.
Para otimizar seus recursos, uma lavagem recebe em média 20 peças de tamanho normal, como uma camiseta masculina tamanho M. Utilize um cesto para medir o volume e concluir se há o volume suficiente ou não.
Separe na quantidade correta
Na lavagem self service, uma máquina é capaz de lavar de uma só vez em média, 20 peças. E como saber se a quantidade está correta? Use o cesto medida!
Facilmente, é possível concluir se já possui roupa suficiente para uma máquina. Aproveite para já separar as roupas por tipo e ganhe tempo.
Ah! É importante se atentar as orientações da sua lavanderia. Eles planejaram todo o processo baseado nelas!
Se a ideia é lavar roupas do dia a dia, separe essas peças de lençóis e toalhas. Por serem peças maiores, o ideal é não misturar seus lençóis e toalhas com peças como as usadas no cotidiano.
A mistura de peças muito maiores com blusas pequenas, por exemplo, pode resultar em uma lavagem de qualidade inferior. A peça maior pode acabar cobrindo a sua roupa de tamanho menor e impedindo a sua higienização correta.
Lavagem suave para roupas delicadas
É importante que, você utilize a lavagem suave para roupas delicadas, como peças de bebês e lingeries.
Requerendo uma lavagem que não estrague aqueles detalhes de sua peça, que são mais delicados e tornam a roupa mais bonita.
Uma dica para manter essas roupas mais delicadas em ordem, é justamente comprar um saco protetor reutilizável.
Esses saquinhos são baratos e fáceis de encontrar. Permitem a correta lavagem das peças em seu interior, sem que elas desbotem ou estraguem com a agitação da máquina.
Existem lencinhos para evitar manchas nas roupas
Procurando ainda mais praticidade? No mercado nacional já existem produtos que se parecem com lenços umedecidos. Com eles, é possível lavar peças que desbotam junto com as peças que não desbotam sem causar manchas.
De qualquer forma, não lave roupas brancas ou claras misturadas a roupas escuras que soltam tinta. Afinal, corre-se o risco de ter roupas encardidas ao final da lavagem.
Para evitar isso, é indispensável que você sempre separe as peças coloridas daquelas que são mais claras ou brancas.
De olho nesses aspectos, é possível ter sempre uma lavagem eficiente e com aspecto limpo e bastante cheirosa, de acordo com o esperado.